Diretrizes para Autores
Como registrar um usuário em OJS e indicações gerais de submissão
As submissões serão realizadas por meio da plataforma web OJS da revista. Os/as autores/as que desejem publicar em Análisis Filosófico poderão criar uma conta de usuário clicando aqui, ou entrar na plataforma caso já tenham criado uma conta. Ao fazê-lo, deverão preencher no sistema todos os dados solicitados da submissão.
Análisis Filosófico publica artigos originais, discussões, notas críticas e resenhas bibliográficas em inglês, português y espanhol. Também são de interesse contribuições críticas a artigos já publicados na revista.
Os artigos deverão obedecer ao limite máximo de 12.000 palavras, as notas críticas, ao limite máximo de 4.000 palavras e as resenhas bibliográficas, ao limite máximo de 2.000 palavras. A revista reserva-se o direto de considerar a publicação trabalhos que ultrapassem esses limites.
Os manuscritos propostos serão submetidos a uma dupla avaliação cega. A decisão final sobre a publicação será tomada pelo Conselho Editorial levando em conta os pareceres emitidos pelos avaliadores.
Os textos submetidos devem ser originais e inéditos e não devem se encontrar em estado de revisão pela comissão editorial de outra revista nem serem submetidos a outras revistas enquanto dure o processo de avaliação.
Quando uma contribuição for aceita, o/a autor/a receberá por correio eletrônico as provas em formato .pdf. O/a autor/a deverá revisá-las e enviar seus comentários dentro do prazo de cinco dias úteis para info@analisisfilosofico.org. Os/as autores/as receberão sem cargo a separata digital de seu artigo em formato .pdf.
Forma e preparação de manuscritos
As notas de rodapé devem ser enumeradas consecutivamente no texto. As referências serão feitas no próprio corpo do texto pelo sobrenome do autor e o ano de publicação, por exemplo, Fodor (1998) ou (Dworkin 1995, p. 28). Ao final do texto deverá se incluir um listado completo das referências citadas no artigo, sob o título de Bibliografia, seguindo a ordem alfabética dos sobrenomes dos autores, de forma que os títulos de livros e de periódicos apareçam em itálica segundo a seguinte ordem:
Carnap, R. (1928). Der logische Aufbau der Welt. Springer. DOI or URL
Lewis, D. (1971). Counterparts of persons and their bodies. Journal of Philosophy, 68(7), 203-211. https://doi.org/xxxx
Em geral, a revista segue as normas da American Psychological Association (APA).
Política de uso de IA
- A IA é uma ferramenta e a autoria é atribuível exclusivamente ao ser humano que a utiliza e assina como autor/a do trabalho apresentado. Nenhuma IA pode ser considerada autora ou coautora dos trabalhos apresentados na Análisis Filosófico.
- Os autores devem declarar no sistema OJS da revista, ao enviar seu trabalho, o uso de IA realizado no processo de elaboração do texto, indicando a ferramenta utilizada e a tarefa realizada (elaboração de resumo ou bibliografia, redação, pesquisa bibliográfica, tradução, etc.).
- Os autores são totalmente responsáveis pela exatidão, integridade, originalidade e validade de todo o conteúdo de seu trabalho, incluindo as partes geradas ou assistidas por IA.
- É responsabilidade do autor revisar e editar cuidadosamente os resultados gerados pela IA devido a possíveis imprecisões, incompletudes, vieses, distorções, irrelevâncias, deturpações ou plágio.
- O uso de IA para a geração de imagens é estritamente proibido.
Aviso de direitos de autor/a
Esta revista proporciona um acesso aberto imediato a seu conteúdo, baseado no princípio de que oferecer ao público um acesso livre à pesquisa científica contribui para um maior intercâmbio global de conhecimento. Todo o material publicado na revista é feito sob licença Creative Commons de Reconocimiento-No Comercial (CC BY-NC) [https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/deed.es]. Os autores mantêm direitos de autoria sobre seus manuscritos.